O divórcio gera diversos efeitos, como a dissolução dos laços conjugais, a perda da condição de cônjuge, a perda da convivência marital, a perda da pensão alimentícia e a perda da herança.Há muitas dúvidas sobre divórcio, somos um escritório com advogados especializados em divórcio (separação) e faremos aqui uma breve apresentação:

saiba tudo

Divórcio

O divórcio é a dissolução do casamento. É um processo judicial que pode ser solicitado por qualquer um dos cônjuges. Para requerer o divórcio, é necessário apresentar um requerimento em cartório, acompanhado de documentos que comprovem a dissolução do casamento. 

O divórcio pode ser concedido pelo juiz, após analisar os documentos apresentados e ouvir as partes envolvidas no processo. O divórcio pode ser consensual ou litigioso. No divórcio consensual, as partes chegam a um acordo sobre os termos do divórcio. Já no divórcio litigioso, as partes entram em litígio para discutir os termos do divórcio. 

O divórcio pode ser total ou parcial. No divórcio total, os cônjuges dissolviam todos os laços conjugais. Já no divórcio parcial, os cônjuges mantêm alguns laços conjugais, como a convivência, a pensão alimentícia e a herança. 

Dr. Erilson Santos

oab 05355720
O ES Advocacia encontra-se situado no município de São Bernardo do Campo, com uma localização de fácil acesso, pelas principais avenidas, com vários estacionamentos próximos, com o intuito de que seus clientes cheguem com maior comodidade.Nesses 11 anos, o fundador adquiriu maciça experiência tanto em processo judiciais, como processo extra judicial, com certeza terá experiência para dar uma resposta rápida e com base jurídica em cada caso concreto.
escala-de-justica

Etapas de um divórcio

Quais são as 6 etapas de um divórcio?

Confra abaixo o passo a passo de um dirórcio:

Decisão

Um momento difícil, mas crucial para reconhecer o fim do casamento. Converse com seu cônjuge sobre a separação e os termos desejados.

Ajuda Profissional

Um advogado especializado em divórcio te orientará sobre seus direitos e te ajudará a navegar no processo legal.

Reunião de Documentos

Certidão de casamento, CPF, RG, comprovantes de renda e bens, certidões de nascimento dos filhos (se houver).

Acordo ou Litígio

Se o casal chegar a um acordo sobre divisão de bens, guarda dos filhos e pensão alimentícia, o divórcio pode ser consensual e extrajudicial, em cartório. Caso contrário, será necessário um processo judicial.

Negociação ou Audiência

Em divórcios consensuais, o acordo é formalizado em cartório. Já nos litigiosos, as questões são discutidas em audiência com um juiz, buscando um acordo.

Homologação e Finalização

O acordo ou a sentença do juiz é homologado, oficializando o divórcio. Cada cônjuge recebe uma nova certidão de estado civil: "divorciado(a)".

Cada caso é único e pode ter particularidades. Consulte um advogado para obter orientação específica para o seu caso.

Tipos de divórcio

Divorcio consensual extrajudicial

Saiba aqui como se divorciar no modelo extrajudicial, neste caso o divorcio será realizado perante o cartório de notas, por meio de escritura publica, porém, não poderá ter filhos menor ou incapaz, pode ser contratado apenas o Escritório ES advocacia para ambas as partes.

Divorcio consensual judicial

Saiba aqui como se separar no modelo judicial, neste caso o divorcio será realizado perante a justiça, sendo opcional, porém se torna obrigatório ser utilizado a via judicial quando houver menores ou incapaz, oportunidade que será resolvido tanto a parte do divorcio, como partilha de bens, fixação da guarda, visitas do filho menor e pensão devida ao filho, podendo ser contratado apenas o Escritório ES advocacia para ambas as partes.

Divorcio litigioso

Saiba aqui como se divorciar no modelo extrajudicial, neste caso uma das partes não esta concordando com o divorcio consensual, seja, porque não concorda com a partilha dos bens e/ou visa a fixação de pensão alimentícia para si próprio sem a concordância da parte contraria, podendo ser contratado o Escritório ES advocacia para promover ação ou para elaboração da defesa.

Qual o papel do advogado no divórcio?

  1. O papel do advogado em um divórcio é o de facilitar e auxiliar os processos envolvidos na separação, buscando o melhor para os seus clientes.
  2. O advogado deve estar preparado para lidar com questões legais, financeiras e emocionais envolvidas no divórcio.
  3. O advogado deve ser capaz de orientar os clientes sobre os seus direitos e deveres durante o processo de divórcio.
  4. O advogado deve ajudar os clientes a negociar as condições do divórcio de forma amigável e satisfatória para ambas as partes.
  5. O advogado deve representar os interesses dos clientes durante todo o processo de divórcio.

Temos capacidade técnica, para lhe ajudar a oferecer o melhor caminho, podendo ser realizado extra judicial ou judicialmente, sempre prezamos pela satisfatória total do cliente.

O que dizem sobre nós no Google

POSSUI ALGUMA DÚVIDA?

Confira todas as avaliações

Envie uma mensagem, nos ligue ou venha nos visitar.